Vocês também fazem parte deste time de "Pais de Primeira Viagem"?
Então vamos juntos aprender e descobrir os cuidados que temos nessa primeira fase dos nossos bebês.
Enfim… Ele chegou !!!!!
Tão pequenininho e indefeso, eles chegam arrasando nossos corações, descobrimos que até o exato momento não sabíamos o que realmente era amor. Apesar de ser muito animador, também pode ser desafiador, uma mudança radical no nosso estilo de vida.
Vamos conferir aqui algumas das primeiras situações:
1. AMAMENTAÇÃO:
O primeiro contato com o seio materno deve ocorrer na sala do parto, mesmo ele não sabendo sugar direto, isso ajuda para estimular a fabricação de leite. Mesmo que seja difícil no primeiro momento, não desista! Peça ajuda para esse momento tão importante.
2. AS VACINAS:
Ainda na maternidade eles precisam de várias vacinas, começando pelo "teste do pezinho", que serve para identificar 6 tipos de doenças: hiperplasia adrenal, fenilcetonúria, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, doença de falciforme, deficiência de biotinidase. Eles ainda são vacinados contra hepatite B e a BCG.
3. PRIMEIRO BANHO:
Mesmo tendo aprendido na maternidade na demonstração com a enfermeira, somente em casa que vamos fazer sozinhas, então a dica é deixar tudo o mais próximo possível, como sabonete, toalha, fraldas e roupa. A água deve estar em temperatura 36 graus, bem quentinha, e deve-se por bastante água na banheira para que o bebê fique totalmente dentro dela, somente com a cabecinha de fora, o ideal também é colocar uma fralda de pano sobre seu peito e braços para que ele não se assuste.
4. AS FRALDAS:
Nessa primeira fase gastamos uma quantidade intensa de fraldas, pois a média do recém nascido fazer cocô é cerca de 8 vezes por dia, por isso não precisa ficar trocando todas as vezes que ele fizer xixi. Na hora da limpeza, escolha discos de algodão umedecidos em água morna, pois alguns lenços umedecidos contém produtos químicos que podem causar alergias.
5. COTO UMBILICAL:
Geralmente ele cai por volta do 15 dia de vida do bebê e muitas vezes assusta os pais por ser frágil, mas não precisa ter medo, após o banho deve-se secar bem e limpar em volta com álcool 70.
O importante é manter a área bem seca.
6. O CHORO DO BEBÊ:
O choro é uma forma de comunicação do bebê, normalmente nos causam desespero por não sabermos o que ele está tentando nos dizer, possivelmente ele está reclamando de fome ou de fraldas sujas, mas pode ser um desconforto ou até mesmo dor. Em dias mais frios, se ele recusar o peito, tente agasalha-lo um pouco mais. É importante tentarmos identificar o que está acontecendo para resolver cada situação.
7. AS CÓLICAS:
Elas aparecem normalmente no final do dia e são um verdadeiro incômodo para os bebês.
Pode ter várias causas e somente um Pediatra poderá dizer o que realmente está causando tanta dor, não use nenhum medicamento que não seja indicado pelo médico. Algumas posições podem ajudar, como colocar o bebê de bruços e aquecer a barriga com uma massagem suave.
8. MÃOS, UNHAS E ORELHAS:
As mãos e unhas também precisam de cuidados, pois é muito comum o bebê as levar até a boca com frequência. As unhas devem ser cortadas com tesouras sem pontas. As orelhas precisam de uma atenção especial: nunca coloque cotonetes na região interna do ouvido, eles também produzem cera como mecanismo de defesa. Limpe somente por fora na hora do banho e seque bem com algodão.
9. CUIDADOS COM A PELE:
Macia, suave e também forte e resistente, assim é a pele do seu bebê. Ela se renova durante toda a vida e você não deve se assustar com possíveis descamações e vermelhidão. Neste caso é bom sempre ter o acompanhamento médico. Preste atenção no tipo de sabonete ou xampu que você está usando, eles devem ser hipoalergênicos, com pH adequado e com composições hidratantes.
Massagens com óleos ou loções hidratantes podem ajudar seu bebe a acalmar, relaxar e ajudá-lo a dormir melhor trazendo um vínculo maior com você.
Não é fácil ser pais de primeira viagem, acreditamos que a melhor maneira é a sua. Confie nos seus instintos, aprenda e melhore com cada situação. A experiência é tão diferente da expectativa, então vamos celebrar a ideia de fazer as coisas do nosso próprio jeito!
Esperamos que essas dicas possam te ajudar nesse momento tão especial e intenso!
Aproveite e confira nossa seleção especial de produtos para seu bebê, clicando aqui!